Esqueci minha senha

Doubutsu News

VAMOS CURTIR NOSSO AMIGUINHO ... COM CIDADANIA E ALEGRIA!!!

 

Passeio com seu amiguinho

 

PASSEAR COM SEU AMIGUINHO NO PARQUE ... na rua, em todos os lugares possíveis e permitidos ... assim deveria ser! ... fazendo para o bem-estar físico do proprietário e do amiguinho, bem como para a socialização do mesmo, perante seus semelhantes, tornando-o normal e supostamente mais tranquilo! ... porém, apesar dessas situações importantes, o mais importante é seu proprietário ter a noção de cidadania e praticar, principalmente quando o assunto é passear com seus amiguinhos. No aspecto saúde do amiguinho, deve-se estar com a vacinação anual, no mínimo uma V.8 e uma Anti-Rábica, atualizadas e se possível, de ótima procedência, além de seguir os cuidados que o profissional médico-veterinário lhe dá na orientação vacinal por exemplo, sendo uma delas de extrema importância a da vermifugação mensal, controlando-se um grave problema que é a disseminação da ancilostomíase cutânea ou visceral entre outros problemas; no aspecto segurança, sempre passear com os amiguinhos nas guias e dependendo da cidade, os de porte médio para cima, devem estar também de focinheira e em horários com menos gente circulando. E agora o aspecto mais importante, principalmente eu que moro e atuo em cidade praiana, gosto quando posso frequentar a areia da praia, obviamente gosto de ver nossos amiguinhos caninos bem cuidados e sendo bem criados, mas odeio principalmente o aspecto cultural do proprietário, em não respeitar o espaço coletivo, deixando seu amiguinho defecar à vontade e muitas vezes de forma proposital em qualquer lugar que não seja a sua residência.


cão defecando na rua


Obviamente a cena não é das mais bonitas ou emocionantes, porém é uma situação fisiológica que todos nós fazemos, logicamente no nosso caso de forma menos escancarada, mas porque pelo menos não reservamos um espaço para nossos amiguinhos caninos em nossos quintais ou quando os levamos para passear, não adquirimos o hábito de coletar as fezes e depositar nas lixeiras? ... pura comodidade e literalmente a falta de educação do proprietário mesmo?!!! ... afinal, supostamente eles ainda não falam, e acredito que deveriam se envergonhar à medida que vão adquirindo muito dos nossos hábitos ...


pisando em fezes


... e quando menos esperamos, enchemos o pé de merda!!! ... e para alguns, ainda dizem que atrai sorte ... sorte no quê? ... para contrairmos uma doença parasitária, para sujarmos mais os ambientes, para darmos risadas com a desgraça alheia ou a nossa própria?


Recolha as fezes do seu cão


Esse assunto já irrita muita gente, além da falta de educação notória de muitas pessoas que se utilizam dos diversos argumentos para se livrar do seu quintal sujo de fezes e não se importar com ninguém, apenas pelo seu único e exclusivo bem estar aparente ... muitíssimo egoista por sinal!!!


placa orientativa


A forma de indignação, já virou placas em algumas cidades do mundo inteiro, mas o importante seria a conscientização coletiva para mudar essa prática de coletar as fezes do seu amiguinho, à começar por todos que tenham amiguinhos caninos que passeiam e também se incomodam ...


proibido cão defecar na praça


lixeira para coleta de fezes


projeto educativo para coleta de fezes de cães


Na Inglaterra por ex., há um projeto de coleta de fezes de cães, na qual o conteúdo é colocado em um coletor específico e este após armazenado em recipiente próprio, destina-se o gás produzido para manter as lâmpadas do parque aceso, reduzindo drasticamente o custo de energia elétrica, além de manter o ambiente saudável e limpo, entre tantos projetos para esse mesmo assunto.


E esse assunto é um dos temas no mundo todo, com vários projetos e sugestões, porém o empecilho maior é realmente a comodidade e a falta de educação do cidadão e, logicamente mais abrangente em regiões com menos cultura também ... e podemos mudar e conviver com mais qualidade de vida, com um simples ato de boa vontade, inteligência, bem estar, saúde pública, cidadania, e por aí vai ... atitude!!! ... vamos coletar as fezes dos nossos amiguinhos, principalmente quando estão em área pública e quando possível, orientar os proprietários que possuem amiguinhos caninos!!!



Share |